Teatro Álvaro de Carvalho

Teatro Álvaro de Carvalho no Centro de FlorianópolisO Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) é localizado no Centro de Florianópolis e teve sua construção iniciada com o lançamento da pedra fundamental em 29 de julho de 1857. Seu nome primeiro foi Teatro Santa Isabel, nome dado em homenagem à Princesa Isabel. Foram dezoito anos de obras e paralisações, devido à falta de recursos.

Depois de inaugurado, não possuía ainda os recursos necessários, e as companhias artísticas tinham que arcar com os custos do fornecimento de iluminação e cadeiras para camarotes e Desde 1894, numa atitude de rompimento com a monarquia extinta, o edifício passou a chamar-se Teatro Álvaro de Carvalho, em homenagem ao primeiro dramaturgo local.

A edificação, originalmente de características luso-brasileiras, foi sendo reformada e, ao longo do século XX, adotou as linhas ecléticas. Em 1955, no governo de Irineu Bornhausen, o teatro veio a sofrer alterações radicais, sendo o espaço interno de autoria do engenheiro-arquiteto Tom Wildi Filho. Em 1975 e 1984, aconteceram novas reformas. O tombamento como Patrimônio Estadual data de 1988.

No acesso às escadarias, dois vitrais retratam cenas populares e folclóricas e, no foyer, podem ser admiradas duas grandes telas do artista plástico Martinho de Haro.

A sala de espetáculos tem capacidade para 470 poltronas.

Teatro Álvaro de Carvalho no Centro de Florianópolis
Endereço: Rua Marechal Guilherme, 26 - Centro de Florianópolis - SC
Site: www.tac.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-6400





  Sobre o EncontraCentroFlorianópolis
Fale com EncontraCentroFlorianópolis
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Centro Florianópolis no Facebook siga o Encontra Centro Florianópolis no Twitter Encontra Centro Florianópolis no Google+


Termos do Serviço | Política de Privacidade